Educação a Distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores não estão fisicamente presentes em um mesmo ambiente presencial de ensino aprendizagem.
Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas, como a internet e em especial as hipermídias.
No final da década de 90, não imaginava que a EAD algum dia seria um sucesso e que eu aceitaria fazer uma especialização via web.
Participei de vários cursos gratuitos via web, quase todos os cursos do Sebrae, alguns da FGV e de outras instituições que ofereciam cursos de meu interesse, mas nunca tive coragem de participar de um curso de nível superior.
Sempre apareciam motivos pra não fazer uma especialização em formato EAD e os principais motivos eram relacionados a validade do diploma e também da aceitação do mesmo no mercado.
As bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10/02/98, e n°2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004.
No decreto n°5.622 dita que, ficam obrigatórios os momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso. Classifica os níveis de modalidades educacionais em educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior. Os cursos deverão ter a mesma duração definida para os cursos na modalidade presencial.
Os cursos poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados em cursos presenciais, da mesma forma que cursos presenciais poderão aproveitar estudos realizados em cursos a distância.
Com o aprimoramento das tecnologias utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e seus softwares de gerenciamento (LMS – Learning Management System) baseados na internet e as circunstâncias de deslocamento em São Paulo até a universidade Metodista (UMESP) em São Bernardo, resolvi optar pelo curso no formato EAD.
Meu desejo de estudar na UMESP foi por motivo da qualidade e disciplinas do curso de especialização em comunicação empresarial que estão mais adequadas ao contexto atual e também podem servir de base para um futuro mestrado na mesma universidade.
A UMESP também investe em tecnologia da informação e foi considerada em 2012 a instituição mais inovadora no uso do TI na categoria educação, segundo anúncio feito no dia 13 de setembro, durante entrega do prêmio as 100+ Inovadoras no uso de TI, organizado e promovido pela InformationWeek e IT Mídia.
No ambiente virtual (AVA) da UMESP, como aluno utilizo dois aplicativos que se completam:
O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que é um software livre de apoio à aprendizagem. Esse LMS é muito bom e conhecido mundialmente e está disponível em mais de 75 línguas diferentes e conta com mais de 25 mil websites registrados em 175 países.
Gosto muito do Moodle, por ser um LMS onde consigo integrar texto, imagem, áudio, vídeo, questionários e outros serviços junto com um processo de gerenciamento dos cursos e alunos.
Mas para uma boa aula de EAD, só o uso do Moodle é muito pouco, principalmente se as aulas são no formato online (streaming) e neste caso entra na jogada outra ferramenta que também é muito utilizada por diversas instituições, o Elluminate.
O Elluminate permite realizar apresentações remotas de forma simples e rápida, com recursos de áudio, vídeo, quadro virtual, chat com várias possibilidades de interação e outros recursos que você poderá ver com maiores detalhes nos slides abaixo.
Esses ambientes virtuais Moodle e Elluminate são importantes na tarefa do ensino a distância, mas não adianta ter todos esses recursos se não existir uma metodologia de ensino adequada e com professores capacitados para usar essas tecnologias.
O professor e seus colaboradores são essenciais para um bom curso de EAD, isto é, se forem capacitados nessas tecnologias e souberem usar com sabedoria todos os recursos disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem com uma metodologia inovadora e preparada para EAD.
Os professores neste contexto de EAD passam a ser mais mediadores, motivadores e tutores nesse processo de aprendizagem que possui como desafio a distância física entre professor e aluno, mas que deve ser utilizada de forma que exista a maior aproximação possível de forma virtual.
O conteúdo das aulas precisam ser apresentado com a maior interatividade possível e também precisa ser adequado ao formato EAD e de qualidade.
Os alunos também precisam dedicar tempo especial para o seu curso. Precisam ser organizados, um pouco autodidatas, saber usar os recursos dos ambientes virtuais e outras ferramentas disponíveis na internet para interagir com os outros alunos e professores, mas esse é um tema para outro artigo.
Resumindo, para ter sucesso no estudo em EAD você precisa de um bom ambiente virtual de aprendizagem, excelente conteúdo adequado ao ambiente virtual, professores treinados nos recursos do AVA e que utilizem metodologias adequadas as aulas em EAD e também atuem como motivadores para os alunos usarem todos os recursos disponíveis para o aprendizado.
[Fonte: Textos das leis e introdução retirados do Wikipedia e slideshare]