No artigo “Eu me lembro” mencionei que não vai demorar muito para que os alunos levem em suas mochilas um tablet ou netbook como parte do material escolar.
Quando escrevi o artigo, alguns amigos perguntaram se isso não seria mais um modismo de época e até indagaram a praticidade do uso.
Agora imagine se todos os livros didáticos fossem transformados em algum formato de e-book interativo. Não falo apenas de um livro transformado em PDF, mas algo mais criativo e que fosse mais atrativo para o aprendizado do aluno. Um e-book com texto, áudio, vídeo, com opção para anotações e até com exercícios para serem realizados de forma interativa.
Lógico que pra tudo isso acontecer, precisamos de mudanças nos formatos dos didáticos e as grandes editoras precisão entender as mudanças que enfrentarão em sua forma de negócio.
Os professores necessitarão aprimorar sua metodologia de ensino para se adequar as novas tecnologias e os alunos precisarão tomar mais cuidado com seu material.
Se você acha que essa revolução ainda está muito distante, assista os vídeos com exemplos de uso do iBooks Author que é um app gratuito da Apple para o desenvolvimento de livros eletrônicos com recursos de multimídia.